#8 – Sistemas de avaliação: a educação faz prova

O Artigo 205 é um podcast em defesa do direito à educação. Produzido pela Rádio 2 e com apresentação dos jornalistas Marta Avancini e Rubem Barros, o programa debaterá semanalmente a importância da gestão para a melhoria das políticas públicas que garantem a aprendizagem de todos os jovens.

Uma peça fundamental para que o direito à educação se realize integralmente é o aprendizado.
Para entender se as crianças e jovens estão, de fato, aprendendo e qual o nível de aprendizado, foram criadas avaliações e indicadores da educação básica. Mas será que esses instrumentos estão mesmo cumprindo o seu papel? É o que os apresentadores Rubem Barros e Marta Avancini discutem no último episódio desta temporada do Artigo 205.
Participam da conversa: Sandra Zákia, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Francisco Soares, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-presidente do Inep; Debora Jeffrey, professora da Faculdade de Educação da Unicamp e líder do Grupo de Estudos em Pesquisa e Avaliação; Mirela de Carvalho, gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco; Jorge Lira, matemático e professor da Universidade Federal do Ceará.

FICHA TÉCNICA

Realização: Instituto Unibanco
Produção: Rádio 2
Roteiro e apresentação: Rubem Barros e Marta Avancini
Edição: Patrícia Sperandio
Sonoplastia: Isac França
Colaboração: Cláudia Oliveira e Juliana Fischer
Trilha sonora: João do Val Rodrigues e Nicholas Rabinovitch
Produção visual: Bonita Produções

Originalmente publicado em...