Uso da tecnologia ainda é um desafio para escolas públicas e privadas de todo o país

Na volta às aulas presenciais, uma pesquisa nacional da Fundação Lehman mostra que, na opinião de 91% dos pais, a internet torna a escola mais atraente para os alunos. E os professores concordam.

Fica difícil se encantar pela tecnologia avançada na educação sem lembrar que ainda falta a básica: internet na casa dos alunos e nas escolas que, segundo educadores, hoje é tão importante quanto uma biblioteca. Eles dizem que, até que todas as regiões do país estejam conectadas, a tendência é que as desigualdades se aprofundem.

É o que lamenta o especialista em aprendizagem da Universidade de Columbia.

“Um Brasil onde todo mundo tem acesso, onde os alunos têm acessos em casa, onde o aluno tem um laptop em casa e tal, isso não existe. Agora, eu acho que tem muitas coisas que podem funcionar. Você pode fazer entrevistas com seus pais, seus avós, fazer documentário sobre a história da sua família. Você pode documentar problemas urbanos na sua comunidade. Então, acho que uma das coisas que vai ser mais interessante de a gente aproveitar é essa conexão com a vida do aluno”, diz Paulo Blikstein, diretor do Laboratório de Ciência e Aprendizagem da Universidade de Columbia, nos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *