Documentário “Educar e Resistir” tem pré-estreia aberta ao público no cinema em São Paulo, dia 27 de agosto e estreia no YouTube dia 07 de setembro

Documentário “Educar e Resistir” tem pré-estreia aberta ao público no cinema em São Paulo, dia 27 de agosto e estreia no YouTube dia 07 de setembro

Documentário conta a história do colégio paulistano Equipe, que foi palco de importantes manifestações durante a ditadura e que tornou-se um espaço de resistência, sediando shows de Gilberto Gil, Tom Zé, Paulinho da Viola a Clementina de Jesus, organizados pelo então aluno Serginho Groisman. Também estudaram lá os TitãsLaís Bodansky, Cláudio Tozzi, Cao Hamburger e Guilherme Boulos, dentre muitos outros. 

Educar e Resistir – Documentário – 78 min  

Direção: Renata Druck, Paulo Pastorelo, Moira Toledo

O documentário foi realizado a propósito da comemoração dos 50 anos do Colégio Equipe, fundado no período mais sombrio da Ditadura Militar e que tornou-se um espaço de resistência política e artística. Nos anos 1970, os eventos culturais promovidos pelo então aluno Serginho Groisman foram um marco da sede da rua Martiniano de Carvalho, região central da cidade de São Paulo. 

Com seu ensino crítico e sempre a favor de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, o Equipe se tornou referência na educação de resistência. Em 2018, seus fundadores, alunos e professores realizaram um trabalho de campo visitando as antigas sedes do colégio dispersas pela cidade de São Paulo. Entre elas, o espaço onde funcionou a escola de meninas Des Oiseaux (hoje o Parque Augusta) e o Jockey Club.

O documentário  Educar e Resistir faz uma viagem no tempo revivendo essa trajetória,  discutindo as transformações nos espaços ocupados  pela escola na cidade.  O filme também traz à tona um acervo de imagens e registros diversificados, ressignificando o  material de arquivo, além de inúmeros depoimentos gravados, para confrontar passado e presente, da escola, da educação e do país.

Conta com roteiro e direção de três cineastas e ex-alunos – Moira Toledo, Paulo Pastorelo e Renata Druck – e co-produção Colégio Equipe, Cinema Elétrico, Ebisu Filmes, Instituto Equipe, Ouroboros Cinema e Educação.

Serviço

Pré-lançamento:

Dia 27 de agosto/sábado – 10h –  Após a sessão, haverá debate.

Local: Espaço Itaú de Cinema – Rua Augusta, 1475

Entrada franca e aberta ao público. Sujeito à lotação das salas.

Lançamento:

Dia 07 de setembro – a partir das 0h – Canal de Youtube do Colégio Equipe: 

https://www.youtube.com/ColegioEquipeYT

Contatos – Diretores

Moira Toledo (ele/dele)  – (11) 94117-6566 // toledo.moira@gmail.com // @moiratoledo

Paulo Pastorelo (ele/dele) – (11) 99934-9886 // paulopastorelo@gmail.com

@paulopastorelo

Renata Druck (ela/dela) – (11) 98269-1617 // renatadruck@cinemaeletrico.com

@renatadruck

Mini-Bio Diretores

Paulo Pastorelo é arquiteto, urbanista e cineasta especializado em documentários. Foi diretor dos filmes: “Viva o Cinema!” (2017); “Tokiori – Dobras do Tempo” (2013); o curta “Paisagens da Memória – Vila Nova Cachoeirinha” (2010); “Elevado 3.5″ (2007), em co-direção com João Sodré e Maíra Bühler, prêmio de melhor filme no 12° Festival É Tudo Verdade; e o média-metragem “Vale o Homem seus Pertences” (2005).

Renata Druck é graduada em cinema e dedica-se à realização de documentários, como o premiado “Nasceu Bebê Diabo em São Paulo” (2002) e “Um Rio Invisível” (2009). Dirigiu também a série de TV “Palavras Permanecem” (2018). Há 6 anos, dirige e produz filmes para o canal da Revista Pesquisa Fapesp, ​​revista de divulgação científica publicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Moira Toledo dirigiu diversos curtas-metragens ficcionais, programas documentais e médias-metragens para TV. É coordenador pedagógico do projeto Minuto Escola, voltado à formação de professores da rede pública para uso do audiovisual e professor de cinema da FAAP, ambos desde 2010. Bacharel em Cinema – FAAP-SP (2002), mestre em Comunicação e Semiótica – PUC-SP (2004) e doutor em Ciências da Comunicação – ECA/USP-SP (2010), concluiu Pós-doutorado em Educação na UFRJ em 2019. Há vinte anos vem atuando como consultor e coordenador pedagógico em projetos culturais e sociais envolvendo cinema e educação audiovisual em ONGs como o Instituto Criar e o Itaú Cultural, dentre outras; e em parceria com Secretarias de Educação e Cultura.

Algumas informações adicionais sobre o Equipe e sua vocação democrática:

  • No dia 11 de agosto a escola parou as aulas do Ensino Médio no horário do ato pela democracia para que  os estudantes acompanhassem ao vivo a leitura da carta no largo São Francisco.
  • Por ocasião da reforma da previdência, o colégio fez atividades com os estudantes para explicar as reformas. Muitos professores participaram das passeatas. Também  realizou aulas públicas, em praças da cidade, sobre as pautas políticas da ocasião.
  • Este ano o grêmio organizou um debate sobre a importância do voto na juventude incentivando os estudantes a tirarem título de eleitor..

Ficha Técnica

Roteiro e Direção  Moira Toledo    Paulo Pastorelo      Renata Druck

Montagem   João Pedro Albuquerque   –  Julia Leite  –   Paulo Pastorelo  –   Silvia Hayashi

Direção de Fotografia – Trabalho de campo Equipe 50 anos Rodrigo Menck  

Câmeras Adicionais  Bruno Horowicz Rezende Capuano  –  Igor Dalbone –  Ivan Altman  –   Rodrigo Lavorato  –   Moira Toledo  –   Paulo Pastorelo  –   Raffaella Rosset    

Som Direto   Fernando Russo  – Julia Cerione  – Juliano Zoppi  –  Lia Camargo – Tide Borges 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *