Aprendendo a navegar no mundo digital

Aprendendo a navegar no mundo digital

Empresas investem na formação de jovens, financiando projetos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Não se discute mais no Brasil se a tecnologia deve estar na escola, e sim, como isso deve acontecer. Enquanto pesquisadores, especialistas e grandes grupos privados e do setor público pensam e discutem as melhores estratégias para implementação das políticas públicas na área, empresas privadas investem em projetos que introduzem a tecnologia, através da arte e da cultura, no currículo escolar de escolas públicas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Este ano, a Braskem está patrocinando a terceira edição do projeto “Aprendizes – Digital”, realizado pela agência Muda Cultural, com apoio da corretora de seguros Lockton e The LYCRA Company, empresa americana do setor têxtil, dona da marca LYCRA®. O projeto irá atender duas escolas públicas – São Paulo e Rio Grande do Sul – durante todo o ano, com oficinas semanais de robótica para os estudantes, além de seguir à risca as recomendações dos grandes especialistas na área, investindo na formação dos docentes por meio de encontros mensais, para que estejam bem formados, apoiados e motivados no exercício de suas práticas.

Em São Paulo, as oficinas semanais ocorrerão na escola E.E. Sebastião de Souza Bueno, na Vila Medeiros, com alunos do 9º do F2 e 1º e 2º do ensino médio a partir de 6 de março, segunda-feira. E em Nova Santa Rita, no RS, os alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da EMEF Santa Rita de Cássia serão os contemplados. As aulas na escola gaúcha começarão no dia 7 de março, com uma cerimônia de abertura do projeto.

Para o gestor cultural da Muda Cultural, Ítalo Azevedo, a iniciativa do projeto é potencializar as novas gerações a serem construtoras de conhecimentos e desenvolvedoras de tecnologias. “Com a iminente incorporação da computação à grade regular, a alfabetização digital oferecida pelo projeto a docentes e alunos é o pontapé inicial para que as escolas estejam na vanguarda de instituições do ensino público”, comenta Ítalo.

Segundo o Gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, “o patrocínio do projeto integra as iniciativas da empresa de fomento ao desenvolvimento das comunidades próximas do entorno de suas unidades industriais. E a educação é um pilar essencial para a construção de um futuro melhor para todos”, afirma.

Em sua 3ª edição, o Aprendizes – Digital forma uma média de 200 alunos por ano e centenas de professores, que se tornam agentes multiplicadores, ampliam suas práticas de aula e compartilham seus saberes utilizando-se de um novo ecossistema de oportunidades para ensinar e aprender.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países.

Sobre a The LYCRA Company

A The LYCRA Company inova e produz soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais. Sediada em Wilmington, Delaware, a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. O legado da The LYCRA Company iniciou-se em 1958 com a invenção do fio de elastano original, o fio LYCRA®. Hoje, a empresa está focada em agregar valor aos produtos de seus clientes, desenvolvendo inovações para atender às necessidades do consumidor por conforto e durabilidade. Para mais informações, visite www.thelycracompany.com [thelycracompany.com]

Sobre a Lockton

A Lockton é a maior corretora de seguros independente do mundo. Em 2021, a companhia registrou receita recorde de US$2,69 bilhões, um crescimento de 27% em comparação ao ano anterior, conquistando a taxa de crescimento orgânico mais rápida do mercado de corretoras. Presente em 125 países, foi fundada por Jack Lockton em Kansas City, Missouri, EUA, em 1966. Chegou ao Brasil em 1994 e possui escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Belo Horizonte.

Atualmente, oferece de maneira global soluções de riscos, benefícios e seguros por meio de seus 9 mil colaboradores e administra uma carteira de mais de 65 mil clientes. Premiada pela revista Insurance Business como Melhor Empresa para Trabalhar em Seguros por 13 anos consecutivos, em 2022, a Lockton foi nomeada entre as Empresas com Melhor Gestão pela Deloitte e pelo Wall Street Journal. Recentemente, a Forbes reconheceu a instituição como Melhor Empregador da América, nas categorias Grandes Empresas e Diversidade.

“Estamos felizes em fazer parte deste projeto e poder incentivar o uso da tecnologia para jovens que têm menos oportunidades de acesso a este tipo de estudo. Ajudar a comunidade faz parte do DNA da Lockton em todo o mundo e no Brasil não podia ser diferente”, afirma Glauco Ormond, Head de Marketing da Lockton Brasil.

Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite o site da empresa.

Crédito: Aprendizes Digital