Jean Baudrillard – Entre a Carnavalização e Canibalização

A oposição entre os fenômenos de Carnavalização e Canibalização determinam o destino dos conflitos que povoam a pós-modernidade. Essa é a tônica da entrevista exclusiva do filósofo Jean Baudrillard para o Fronteiras do Pensamento.

Um dos maiores teóricos do seu tempo, Baudrillard considera que o Ocidente degradou seus valores edificando uma espécie de paródia de tudo aquilo que foi fundamental para a civilização.

Ergueu-se um mundo tecnológico e carnavalizado que espalha de forma estratégica essa grande farsa, em um processo hegemônico.

De outro lado, no coração do próprio sistema, surgem forças dissidentes dispostas a canibalizar a realidade imposta, custe o que custar. Daí o terrorismo, as grandes revoltas e os fluxos migratórios que encontram destino em meio ao carnaval reinante.

Esse antagonismo fervoroso mundial faz emergir aqueles que se viram fora do jogo e agora se rebelam numa tentativa de um rompimento definitivo com o sistema, em franca canibalização.

A complexidade do pensamento de Baudrillard faz eco com a temática da Temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento, entre o caos e a ordem. A entrevista está disponível exclusivamente para quem adquirir um dos pacotes do evento.

Originalmente publicado em...