São Paulo ganha escola grátis para crianças em situação de vulnerabilidade

São Paulo ganha escola grátis para crianças em situação de vulnerabilidade

O bairro de Vila Progresso, na zona leste de São Paulo, vai ganhar no próximo sábado, dia 24/02, uma escola totalmente gratuita, onde serão atendidas crianças de 3 a 5 anos em situação de vulnerabilidade social. É o Centro Educacional Pioneiro Vila Progresso, projeto liderado pela Fundação Dona Michie Akama, que já mantém duas unidades particulares no bairro de Vila Clementino, na zona sul.

“O Centro Educacional Pioneiro Vila Progesso é o cumprimento de um sonho da fundadora, Dona Michie Akama, que sempre acreditou no poder transformador da educação e no valor da solidariedade”, destaca o presidente da fundação, Paulo Toledo. “Esse projeto é social e o atendimento será todo gratuito. Forneceremos alimentação, material didático, uniforme e as instalações foram todas executadas pela nossa instituição, nos mesmos moldes da unidade da Vila Clementino”.

Ele explica que a execução do projeto foi possível a partir da obtenção do CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Educação), que permite que a fundação direcione para a nova escola todas as contribuições sociais obrigatórias que já recolhe normalmente. “Trata-se de um projeto autosustentável”, diz Toleto, que foi bolsista da fundação assim como seu irmão. “Tivemos a oportunidade de estudar como bolsistas na unidade da Vila Clementino e a unidade da Vila Progresso é uma continuidade dessa oportunidade”, diz.

A diretora geral do Pioneiro, Irma Akamine Hiray, explica que o espaço foi planejado para ter salas de muito acolhimento e conforto para todos os estudantes. “Dona Michei Akama acreditava que a educação prepara crianças e jovens para serem cidadãos do mundo. Tenho certeza que essa nova escola também vai proporcionar e fazer a construção com a comunidade”, diz.

Ela enfatiza que a nova escola terá a mesma missão e visão institucional das unidades na zona sul. “A questão do respeito, da integridade, da responsabilidade, da ética, da justiça, são os alicerces da nossa base e com certeza será o alicerce dessa nova escola”, afirma. 

O programa é voltado para alunos e alunas cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de um e meio salário mínimo. Além da bolsa de estudos em período integral, a escola concede outros benefícios como alimentação, uniforme e material escolar. O Centro Educacional Pioneiro Vila Progesso já tem mais de 80 alunas e alunos matriculados e tem capacidade total para 120 estudantes.

Informações e inscrições pelo email vila.progresso@pioneiro.g12.br ou pelo telefone (11) 96172-757472