Estudantes praticam com empresas

Estudantes universitários procuram empresas e instituições para trabalhar, como voluntários, em projetos nas áreas de tecnologia de informação, direito, jornalismo, administração, engenharia, recursos humanos, finanças, publicidade, entre outras. O trabalho vale nota e está na grade curricular dos cursos de graduação. Este novo modelo de gestão que integra o aluno com o mercado de trabalho é desenvolvido pela Faculdade Radial, que possui campus em São Paulo, Santo André e Curitiba. “Nossos alunos respiram estes projetos. Quanto mais trabalho, melhor. Quando a gente trabalha com cliente real, eles vibram e se envolvem plenamente”, diz Rita Carolino, diretora do campus de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista.

Rita destaca entre os principais projetos o trabalho com a subprefeitura da Capela do Socorro, em São Paulo, no desenvolvimento de um sistema de informática para distribuir os alunos das escolas públicas de acordo com o endereço da residência das famílias dos estudantes. “Os alunos tiveram até que aprender o sistema de geoprocessamento, uma ferramenta mais usada nos cursos de pós-graduação do que nos cursos de graduação”, diz Rita.

Mas o desenvolvimento desta integração entre alunos e a comunidade esbarra em um sério problema: a falta de informação, ou seja, as empresas não conhecem o projeto. “Nós temos mão de obra para desenvolver uma série de coisas, mas muitas vezes estes projetos acabam sendo usados dentro da própria faculdade ao invés de servir para a comunidade, simplesmente porque as empresas não sabem que podemos ajudar”, afirma Rita. “Nós precisamos conhecer a demanda da sociedade para adequar nossos projetos de integração”.

Rita destaca que a preferência é para empresas e instituições sem fins lucrativos, mas que as companhias comerciais também podem participar. A idéia, segundo ela, é criar um cadastro das empresas interessadas em trabalhar com os estudantes e, a partir da demanda, a faculdade passa a desenvolver módulos de ensino voltados para as necessidades destas instituições.

A Faculdade Radial tem mais de 40 anos de experiência em educação. É referência no ensino técnico em São Paulo. Recentemente firmou-se também como especialista em tecnologia, sendo uma das primeiras instituições particulares com esta finalidade no Brasil. Atualmente, possui mais de 8 mil alunos.

As empresas interessadas podem obter mais informações no endereço eletrônico www.radial.brтехнология бурения

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *