O índio nas escolas brasileiras

Ser índio não é estar nu ou pintado. Este ano os professores de ensino fundamental e médio que trabalham a relação dos povos indígenas com as cidades, com as comunicações, suas transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos; com as diferentes culturas entre os povos e outros, poderão incrementar seus planos de aula com o acervo de documentários da coleção “Indígenas” disponível na plataforma de streaming de vídeos edutainment – TamanduáEdu.

São 12 títulos que abordam várias etnias e tribos espalhadas por todo País. Piripkura conta a história de dois índios nômades do povo Piripkura, que vivem cercados por fazendas e madeireiros. Em Gente de Verdade os índios Suruí Paiter, de Rondônia, têm a tradição da cantoria e da flauta para relatar o cotidiano. Quando dois clãs se encontram, se desafiam através da música e reforçam a resistência cultural. Mais títulos no link abaixo

https://tamandua.tv.br/colecoes/dia-do-%C3%ADndio—20-04

Considerada uma “Netflix” da educação, a TamanduáEdu foi lançada em fevereiro com a proposta de unir educação e entretenimento. São mais de 6 mil filmes, séries, desenhos e documentários exibidos em festivais nacionais e internacionais sobre música, arte, cinema, filosofia, educação e sociedade, além de mais de mil peças de jornalismo cultural.

“Conheci a plataforma Tamanduá.Edu no ano passado quando a pandemia estava nos surpreendendo e as escolas estavam em busca de soluções e apoios às suas práticas. Imediatamente me pareceu que poderíamos encontrar nela um apoio muito importante para as aulas”, conta a diretora pedagógica do grupo Bahema, Sônia Barreira. Segundo ela, cinco escolas do grupo já utilizam o acervo da TamanduáEdu nos planejamentos das aulas.

“Todo conteúdo audiovisual está em sintonia com a BNCC, o Enem e atende as novas exigências do Novo Ensino Médio, como formação profissional e as trilhas formativas”, conta o diretor do grupo, Júlio Worcman. Segundo ele, a plataforma foi criada para estar a serviço do professor e o acervo é apresentado em planos segmentados para todas as etapas do ensino básico – infantil, fundamental 1 e 2 e médio – e formação de professores.

A plataforma integra o grupo de mídia Curta! especializado em curadoria de conteúdos relevantes. Também fazem parte do Grupo Curta! o Canal Curta! disponível para 12 milhões de lares pelas principais operadoras de tv paga, a plataforma de streaming Tamanduá TV e o serviço de vídeo sob demanda Curta! ON- Clube de documentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *