Últimos dias para contribuir com a formação de professoras e professores negros

Educação antirracista – Está na reta final a campanha de financiamento coletivo para formar professoras e professores negros. As bolsas de estudos serão destinadas a estudantes de baixa renda da rede pública para os cursos de graduação de Pedagogia e Letras do Instituto Singularidades, especializado na formação docente. Além da isenção das mensalidades e taxas durante os oito semestres dos cursos, o Fundo de Bolsas para Equidade Racial do Singularidades oferecerá uma ajuda de custo de meio salário-mínimo mensal.

O projeto é uma parceria com a Fundação Tide Setubal.

As contribuições podem ser feitas até o dia 06/12/2021 pelo modelo matchfunding. É um tipo de financiamento coletivo onde o agente de fomento multiplica a doação feita pelo coletivo. A cada real investido, o agente aporta mais dois, triplicando o valor.

Até o dia 17/11/2021, a campanha já havia atingindo 87% da meta.

Seja parte da transformação para a equidade racial na educação.

Para contribuir acesse https://benfeitoria.com/singularidades

Os colaboradores poderão escolher diversas recompensas, entre elas ganhar um curso de extensão do Singularidades, participar de rodas de conversar sobre o tema da equidade racial, acompanhar palestras, entre outras recompensas.

Compromisso Antirracista

O Fundo de Bolsas para Equidade Racial integra o Compromisso Antirracista do Singularidades e apoia-se em outros dois pilares iniciais: o Programa de Formação Antirracista e a Política de Desenvolvimento Institucional Antirracista.

“Nossa meta é ter 30% dos estudantes do Instituto neste programa nos próximos 4 anos”,diz Alexandre Schneider, presidente do Singularidades.

Segundo dados estatísticos, há uma sub-representação de professores pretos e pardos no Brasil. Os pretos autodeclarados representam 9,4% da população, mas apenas 4,3% dos educadores brasileiros. Já os pardos são 46,8% da população, porém somente 25% dos educadores.

“Acreditamos que seja possível mudar o Brasil, pessoas e organizações, por uma transformação coletiva e individual. Uma educação antirracista precisa ocorrer em escolas antirracistas”, diz Schneider.

Fundo

O Fundo de Bolsas para Equidade Racial é composto por contribuições de pessoas (por meio de financiamento coletivo) e doações de organizações da sociedade civil. Atualmente, conta com o apoio do Instituto Península e da Fundação Lemann.

Hoje, o programa beneficia 32 estudantes da graduação. Na atual campanha, a meta é conseguir financiar 10 bolsas. O objetivo do Fundo é arrecadar recursos financeiros para 150 bolsas de estudos até 2024.

Os cursos

curso de Graduação em Pedagogia do Singularidades tem nota 5 no Enade, a nota máxima. Ele objetiva formar professores e gestores para serem agentes de transformação da escola. Os alunos vivenciam, desde o 1º semestre, práticas pré-profissionais, cumprindo estágios curriculares e extracurriculares.

Os alunos concluem o curso aptos a trabalhar com as crianças da Educação Infantil, a organizar e ensinar conteúdos da Língua Portuguesa, da Matemática, de História, Geografia, Ciências Naturais e Arte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para exercer cargos de Gestão Educacional.

Já o curso de Graduação em Letras – Português tem como objetivo formar professores capazes de estabelecer vínculos entre língua, literatura e a realidade dos alunos. Além do conteúdo a ser ensinado, o curso garante experiências aos professores e práticas culturais nas quais os estudantes da escola básica estarão inseridos.

O curso de Letras tem como premissa fundamental o desenvolvimento de competências para formar um profissional crítico com habilidade para investigar e refletir sobre as situações que enfrentará em sua vida profissional.

Lideranças negras

O Matchfunding Elos – Singularidades é parte de um projeto muito maior! Ele integra a Plataforma Alas: um movimento colaborativo de apoio ao desenvolvimento de lideranças negras – e envolvimentos de lideranças brancas – em prol do avanço da justiça racial no Brasil.

Saiba mais sobre a Plataforma Alas em https://www.youtube.com/watch?v=Vk-22_xcLRI

Singularidades nasceu há 20 anos com princípios e valores bem definidos. É uma faculdade de educação constituída por professores com sólida formação acadêmica e com “os pés no chão” da escola, na prática docente. Uma instituição aberta à inovação, com uma proposta que valoriza a prática e acredita no papel central do professor para a mudança educacional de que o Brasil precisa.