Enem poderá ser usado na seleção do primeiro emprego

Só fará parte do banco de dados o estudante que autorizar a divulgação de informações no questionário socioeconômico preenchido durante a inscrição para o exame

O governo federal vai tentar ressuscitar o fracassado programa primeiro emprego, uma das bandeiras do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. A Agência Brasil, agência de notícias do governo, informou nesta terça-feira, dia 1 de abril, que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, poderão ser consultados por empresas para seleção de candidatos para estágio ou primeiro emprego.

Segundo a matéria, até o fim do primeiro semestre, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pela avaliação, vai criar um banco de dados chamado Mundo Trabalho. “Começaremos já com a divulgação dos resultados dos participantes de 2007”, disse o diretor de avaliação da educação básica do MEC, Amaury Gremaud.

Ele informou que só fará parte do cadastro o estudante que autorizar a divulgação de informações no questionário socioeconômico preenchido durante a inscrição para o exame. A matéria não informa, no entanto, como o ministério fará para obter esta autorização dos mais de 3,5 milhões de estudantes que fizeram o Enem no ano passado.

O banco de dados, diz a reportagem, será uma espécie de currículo, com o desempenho do aluno, dados socioeconômicos e outras informações que o inscrito queira disponibilizar. “Será algo semelhante à Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) [que oferece currículos de pesquisadores].”, afirmou.

O diretor do MEC garantiu que acesso ao sistema será limitado às empresas interessadas. “Não seria aberto para qualquer um, as empresas teriam uma senha”, afirmou. No site da plataforma do Cnpq há um alerta de que “algumas empresas inescrupulosas estão usando dados para oferecer emprego. e alguns usuários foram lesados financeiramente”.

O diretor-geral do Enem, Dorivan Ferreira Gomes, disse que algumas empresas já utilizam informalmente os resultados do Enem. “Agora nós vamos formalizar isso”, afirmou.

As inscrições para o Enem 2008 começam em 5 de maio e vão até o dia 30 do mesmo mês. As provas ocorrerão em 31 de agosto em 1,4 mil municípios. A previsão é que 3 milhões de estudantes participem.

O site do Enem

O site da Plataforma Lattes

O vídeo da Agência Brasil sobre o Enem 2007

этапы реинжиниринга бизнес процессовмыло кистейcasino top

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *